Olhares plurais: perspectivas multidisciplinares aos desafios atuais. Coleção olhares plurais: perspectivas multidisciplinares aos desafios atuais. Volume I
Organização: Cristhian Moreira Brum, Tarcisio Dorn de Oliveira
APRESENTAÇÃO
A Parte I – Desenvolvimento, Tecnologias e Sustentabilidade é composta por seis capítulos que abordam temáticas sobre gestão da qualidade de canteiro de obras, macrotextura de revestimento asfáltico, patologias em pavimento flexível, argamassa de revestimento com utilização de sílica da casca do arroz, massa específica e isolamento térmico do concreto e incorporação de argila expandida no concreto.
No texto “A política de gestão da qualidade em um canteiro de obras: estudo de caso” Paola Nathielie Rodrigues Trindade, Elaise Gabriel, Gabriela Meller e Willian Magalhães de Lourenço abordam a problemática e as informações relevantes à gestão da qualidade no canteiro de obras a partir de um estudo de caso realizado na cidade de Santa Maria – RS. O capítulo apresenta correlações com a NBR ISO 9001, ao Sistemas de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC/PBQP-H) e ao atendimento ao programa 5S na gestão de canteiro de obras.
No artigo “Análise da macrotextura do revestimento asfáltico e do volume diário médio de veículos: estudo de caso em um trecho da rodovia ERS-344” Nicóli Justen, Gediel da Silva e André Luiz Böck apresentam um estudo de caso em um trecho da ERS344 com o intuito de analisar a macrotextura do revestimento asfáltico, bem como verificar o tráfego solicitante através da definição do Volume Diário Médio de Veículos (VDM). O capítulo traz além da contagem volumétrica, monitoramentos da textura superficial através do ensaio de mancha de areia verificando sua variação ao longo do tempo.
Fabiane Paschoal da Veiga e Carine Norback, no texto “Análise de patologias em pavimento flexível: estudo de caso na ERS 342 – trecho entre Cruz Alta/RS E Boa Vista do Cadeado/RS”, analisam trecho que liga as cidades de Cruz Alta/RS – Boa Vista do Cadeado/RS pela ERS 342. O capítulo aponta, em dois km de extensão, a frequência das patologias encontradas no pavimento, por meio de gráficos e comparativo com o estudo do DAER (Departamento Autônomo de Rodagem) feitas no trecho.
No texto “Desempenho de argamassa de revestimento com utilização de sílica da casca do arroz” Cristiane Dalcin, Gediel Da Silva e Lucas Fernando Krug apresentam discussões ambientais da atualidade, através de uma análise a respeito do desempenho de argamassas de revestimento produzidas com diferentes percentuais de sílica da casca de arroz como adição mineral. O capítulo mostra a verificação das propriedades obtidas quanto à resistência mecânica, potencial de aderência e absorção por capilaridade.
No artigo “Efeito da redução da massa específica do concreto sobre seu isolamento térmico” Gabrielli Tápia de Oliveira, Eric Renã Zavitzki Schimanowski, Diorges Carlos Lopes e Tenile Rieger Piovesan avaliam a substituição da brita por argila expandida no concreto nas porcentagens de 30% e 70% objetivando melhor isolamento térmico e redução da massa específica. O capítulo aponta que os avanços na tecnologia do concreto evidenciam a importância de pesquisas acerca da inserção de materiais alternativos em relação a seus aspectos econômicos, sustentáveis ou técnicos.
No texto “Incorporação de argila expandida no concreto: verificação do desempenho mecânico” Eric Renã Zavitzki Schimanowski, Gabrielli Tápia de Oliveira, Vinícius Marcelo de Oliveira Maicá e Diorges Carlos Lopes comparam o desempenho mecânico e a massa específica de traços de concreto convencional e de concreto leve com substituições parciais de 30% e 70% do agregado graúdo por argila expandida. O capítulo aponta a argila expandida como um material comumente utilizado em projetos de paisagismo e jardinagem possuindo determinadas propriedades úteis para o setor da construção civil, especialmente, na produção de concretos leves. A Parte II – Espaço Construído, Gestão Social e Cidadania é composta por seis capítulos que abordam reflexões sobre vegetação nos espaços livres, humanização nos espaços hospitalares, a “melhor” idade, gestão do patrimônio edificado, pandemia na comunidade LGBTQIA+ e planejamento urbano sustentável das cidades.
(…)
Ano de lançamento | 2021 |
---|---|
ISBN | 978-65-5869-322-2 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-326-0 |
Número de páginas | 264 |
Organização | Cristhian Moreira Brum, Tarcisio Dorn de Oliveira |
Formato |